Imagem: Gustavo Rastro/STE.
Imagem: Gustavo Rastro/STE.
A Floresta Nacional de São Francisco de Paula é um laboratório natural por conta de sua área bem preservada, sua rica biodiversidade e variedade de ambientes. A infraestrutura diferenciada e a situação fundiária resolvida, oportunizam o desenvolvimento de pesquisas cientificas, inclusive as de longo prazo, que contribuem para o conhecimento da biodiversidade e o aprimoramento do uso sustentável dos recursos naturais. Esta vocação científica, proporciona a divulgação do conhecimento para os visitantes e seu compartilhamento por meio de atividades didáticas com universidades, bem como com a sociedade de maneira geral.
Para saber mais informações sobre as pesquisas desenvolvidas na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, clique aqui.
O projeto Insetos do Brasil, foi fundado em 2014 e tem como principal objetivo aproximar as pessoas dos insetos por meio da divulgação científica, visando a popularização da ciência e quebra de tabus relacionados a esses seres essenciais para a vida no Planeta.
Desde de 2021, existe uma parceria com a Floresta Nacional de São Francisco de Paula, com o objetivo de realizar expedições para registrar a entomofauna presente na Unidade. Ao longo destes anos foram realizadas cerca de 10 expedições que resultaram em mais de 300 registros fotográficos, representando pelo 223 espécies de insetos de diferentes ordens.
Para saber mais, acesse o perfil do Projeto Insetos do Brasil no INaturalist