Imagem: Gustavo Rastro/STE.
Imagem: Gustavo Rastro/STE.
"Nós, voluntários e voluntárias da FLONA SFP de setembro de 2022, escrevemos esta carta para expressar nosso apoio e gratidão por cada momento vivenciado nesses 4 dias. Pela possibilidade de observar e conhecer em seu ambiente natural diferentes formas de vida como o sapinho-de-barriga-vermelha, a araucária, magníficos fungos e incontáveis outras formas de biodiversidade. Pela conexão única experimentada em um ambiente centenário preservado por muitas mãos cuidadosas. Pelo aprendizado constante proveniente do diálogo entre diferentes pessoas com diferentes histórias. Pelo alimento preparado em coletivo que recarrega e preenche todos para o próximo turno de trabalho. Pela sensação da água gelada da Cascata Bolo de Noiva, renovando energias e esperanças. Pela defesa da ciência, que transpõe barreiras políticas, físicas e ideológicas, que vai a campo e à luta."
"Lembro que quando estive aqui pela primeira vez, duas coisas me marcaram: a vista da copa das Araucárias do teu mirante e uma pegada de veado que encontramos na trilha. Isso foi o bastante para eu passar dias falando de ti para todos da escola na época! Vários anos depois, meu reencontro contigo foi como acadêmica de biologia. Acaso? Talvez! Mas eu acho que não, pois a magnitude da tua floresta tinha despertado algo em mim que nunca mais me deixou. A FLONA São Chico tinha cativado alguém, tinha cativado a mim! Nesses anos seguintes, meu interesse por unidades de conservação cresceu, pude conhecer outras UCs também, e foi pelo desejo de trazer mais pessoas para te conhecer e conhecer outras áreas que tem os mesmos objetivos que os teus, que o ecoturismo fez sentido pra mim."
"Eu mesmo conheci a FLONA em 2006 em atividades acadêmicas da UERGS quando a mesma ainda era conhecida como Floresta do IBAMA e para muitos moradores do município é assim que ela até hoje é conhecida. Ela não só fez parte de toda a minha formação acadêmica como Gestora Ambiental durante as pesquisas e saídas de campo da universidade, mas também como servidora terceirizada na área administrativa. Trabalhei na unidade no período de 2011 a 2015, na área de uso público, mais especificamente coma a implementação de projetos de educação ambiental, neste período pude evidenciar o quanto a FLONA representa na educação ambiental das escolas municipais, assim como as demais escolas do estado, que visitam regularmente a unidade com a proposta de trabalhar as áreas protegidas com os alunos. Ademais, a unidade conserva um patrimônio cultural das famílias trabalharam na unidade no período do IBDF onde alguns bosques foram preservados e levam o sobrenome destas famílias. O Museo/escola preserva as características arquitetônicas originais da época que diversas crianças do município foram alfabetizadas dentro da unidade. Este valor cultural gera um pertencimento da comunidade local que não tem preço e sim um valor imensurável."
"A FLONA de São Francisco de Paula proporciona aos nossos alunos a rica experiência do contato com a natureza e a possibilidade de aplicação prática de todos os conteúdos ministrados nos nossos treinamentos. Além de uma excelente estrutura física para nosso trabalho a FLONA de São Francisco de Paula através de seus colaboradores torna o nosso trabalho mais fácil. Através do profissionalismo, do conhecimento técnico e acima de tudo através do acolhimento da nossa equipe e dos nossos alunos. A Escola de Aventura da Trilhas do Sul e a Trilhas do Sul turismo de aventura, em parceria com outras empresas decidiu como expressão mínima de reconhecimento doar uma cadeira Juliette para esta incrível unidade de conservação. "
"A Floresta Nacional de São Francisco de Paula foi o meu primeiro contato com um estágio que me aproximou da vida profissional. Assim sendo, além do carinho especial pela área e por todo seu valor cênico, foi possível, através do contato e dos estudos, entender a importância ecológica da área em questão. A FLONA SFP sustenta uma grande biodiversidade que é de suma importância no contexto local e regional, contando, inclusive, com a presença de espécies endêmicas. Além disso, diversos estudos são feitos nesta UC, bem como programas de manejo de espécies exóticas e invasoras. Tais fatos, novamente, demonstram a importância da FLONA e de todo o conhecimento que é produzido na mesma.
"Conheci as Florestas Nacionais do RS através dos programas de voluntariado do ICMBio e Rede de Trilhas, há aproximadamente cinco anos e, em especial, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula. As Florestas Nacionais são ambientes multiuso e multidisciplinares, com atmosfera propícia para os mais diversos tipos de atividades. Frequentei como voluntária, turista, aluna, profissional do turismo e sinto que ainda há tantas outras formas de viver estes espaços!"
"A FLONA de São Francisco de Paula tem um papel fundamental na manutenção da diversidade biológica e das paisagens dos campos de cima da serra. Esta UC cumpre de forma exemplar as funções ela designadas pelo SNUC e representa um vasto campo de pesquisa para o avanço da ciência. Dessa forma, sua manutenção é assunto de extrema importância e relevância para todo cidadão brasileiro".
"Vimos por meio desta, reafirmar o nosso apoio à Floresta Nacional de São Francisco de Paula. A FLONA SFP tem sido parceira da UERGS por muitos anos e tem funcionado como um laboratório natural para diversas atividades acadêmicas. Neste sentido, a Uergs Hortênsias tem utilizado esta Unidade de Conservação para fins didáticos, com visitas técnicas para realização de aulas práticas de botânica, ecologia, biologia geral entre outras disciplinas.
"Considerando esses aspectos, torna-se imperativo reiterar que a Floresta Nacional de São Francisco de Paula cumpre seu objetivo com relação à pesquisa científica, restauração e recuperação do ambiente natural, fornecimento de bens e serviços e produção de benefícios em bases sustentáveis para as atuais futuras gerações".
"Ao longo de nosso estudo tivemos a oportunidade de observar a presença de varias espécies de mamíferos de médio e grande porte na FLONA, incluído espécies ameaçadas de extinção e topo de cadeia alimentar, como é o caso do Puma (Puma concolor). Esses animais exigem grandes áreas de habitat e estão localmente extintos na maior parte da Floresta com Araucária.
"Cabe registrar que a FLONA de São Francisco de Paula é uma referência histórica e técnica das Trilhas de Longo Curso no estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto se destaca ainda a sua centralidade na efetivação da implantação da Trilha de Longo Curso Caminho das Araucárias, importante estratégia de desenvolvimento local e regional
pelo turismo, a qual conecta unidades de conservação e comunidades dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
"A Unidade de Conservação presta serviço fundamental e único na região, acolhendo expressivo público envolvido em atividades de turismo, ensino e pesquisa, além de cumprir o seu papel de salvaguardar a biodiversidade em meio à realidade de crescente conversão das paisagens naturais no seu entorno."
"Conheço a FLONA – SFP desde 1999, quando fui realizar atividades práticas de uma disciplina de graduação em Ecologia enquanto aluno do curso de Ciências Biológicas da UFRGS, e no momento em que ingressei na porteira da Unidade com o ônibus da Universidade foi amor à primeira vista, e ali eu percebi que uma história inesquecível estava recém começando... A partir de então agreguei esta área aos meus estudos de pesquisa na época do meu doutorado e fui monitor da referida disciplina que me apresentou à FLONA - SFP durante 10 anos seguidos."
"A Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA-SFP) é um importante reduto da fauna terrestres ameaçada no Estado do Rio Grande do Sul e local historicamente utilizado por alunos de escolas e Universidades da região Sul, bem como, pesquisadores de diferentes Universidades Brasileira. Além do patrimônio biológico de valor inestimável a FLONA-SFP caracterizou-se ao longo de sua existência como um laboratório para muitos pesquisadores, portanto, a preservação de sua área e seu entorno são fundamentais para sua existência e seus objetivos definidos em seu decreto de criação do ano de 1945 e em seu Plano de Manejo."
"Inúmeros caminhantes que conheceram a Flona através da EcoRumo participaram de trabalhos voluntários na unidade e em outras unidade de conservação do RS. Isso graças ao quanto ficaram sensibilizados em conhecer a unidade, movidos por um sentimento de pertencimento, de valorização daquele importante espaço para o bem estar das pessoas e, principalmente, da conservação e proteção das inúmeras espécies da fauna e da flora, inclusive endêmicos e ameaçados de extinção, que encontram ali seu local de direito (e aqui nem vou citar espécies para não deixar esta carta tão extensa, mas podemos citar dezenas delas com facilidade)."
"Em mais de dez anos de visitas regulares à Floresta Nacional de São Francisco de Paula o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) construiu a convicção da enorme importância que esta Unidade de Conservação representa para a preservação da biodiversidade. Que espécies de aves criticamente ameaçadas só podem viver ali se o ambiente natural for mantido de forma inalterada."
"Nosso projeto, o Insetos do Brasil, é um exemplo da importância da manutenção dos ambientes naturais encontrados na FLONA. Desde o início da nossa atuação na unidade, fotografamos mais de 200 espécies de insetos, muitas delas fotografadas pela primeira vez. As imagens servem como base para a divulgação científica que realizamos em diferentes mídias sociais, com o objetivo de valorizar e desmistificar questões negativas que envolvem estes animais."
"É importante ressaltar que o trabalho de monitoramento ambiental é extremamente difícil e, portanto, isso só é possível graças à estrutura e ajuda que a FLONA-SFP nos oferece. Por fim, destaca-se que essa parceria vem gerando inúmeros frutos científicos, com publicações dessa pesquisa em
periódicos internacionais, além de um maior entendimento dos processos que compõem a dinâmica ambiental na região da Flona São Francisco de Paula."
"A Floresta Nacional de São Francisco de Paula tornou-se um sítio de pesquisas acadêmicas na área de biodiversidade, justamente por oferecer cenários de natureza preservada entremeados com áreas de manejo e uso sustentável, que representam enorme potencial para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento sustentável, uma necessidade imediata da sociedade no momento atual. Diversas dissertações e teses vem resultando dessas atividades de pesquisa, que retroalimentam o Plano de Manejo da FLONASFP, otimizando as medidas de manejo e conservação da Unidade."
"A Floresta Nacional de São Francisco de Paula foi de suma importância para minha formação pessoal e profissional, onde tive a oportunidade única de vivenciar todos os aspectos teóricos e práticos da gestão de uma UC, local onde fiz grandes amizades que irei levar para vida toda, só tenho a agradecer e tentar retribuir todo o apoio que tive durante minha oportunidade de estágio e durante os períodos de voluntariado que tive e que ainda terei!"
"Retificamos a relevância da Floresta Nacional de São Francisco de Paula para as atividades realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental, da Universidade FEEVALE, no viés acadêmico, didático, de pesquisa e de formação profissional dos estudantes dos cursos das áreas relacionadas, assim como sua importância como área de conservação da biodiversidade."
"Precisamos ressaltar também o trabalho realizado na preservação das florestas já existentes, controle de meio ambiente, incentivo a visitantes para que assim procedam. A importância da manutenção da FLONA de São Francisco de Paula como Unidade de Conservação é de vital importância para a região, para o meio ambiente, para o turismo, para a conservação das águas, para a conservação da nossa fauna, para que continuem os estudos da nossa ARAUCÁRIA ali realizados."