Para dar um foco mais específico à conservação na gestão ambiental federal, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro, criado pela lei 11.516, de 28 de agosto de 2007. Com a atribuição de realizar a gestão de 310 Unidades de Conservação (atualmente), propor a criação de novas áreas protegidas e apoiar aproximadamente 500 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), a instituição ainda é responsável por definir e aplicar estratégias para recuperar o estado de conservação das espécies ameaçadas por meio dos Centros Especializados de Pesquisa e Conservação.

   O ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), e conta com 11 Coordenações Regionais.

  A Coordenação Regional do ICMBio em Florianópolis – CR9, SC, abrange 28 Unidades de Conservação Federais localizadas no centro-oeste e sul do Brasil, sendo uma no Estado do Mato Grosso do Sul, 13 no Estado do Paraná, 14 no Estado de Santa Catarina e 11 no Estado do Rio Grande do Sul.

   As  principais atribuições do CR9 são atuar na melhoria da gestão das unidades descentralizadas, promover a sua articulação e integração, apoiar o planejamento, a execução e o monitoramento de programas, projetos e ações técnicas de competência do ICMBio na sua área de circunscrição territorial e atuar como interlocutora entre as unidades descentralizadas e a sede do Instituto (Portaria ICMBio no. 07/2009).

  Desta forma, não é mais o IBAMA, e sim o ICMBio o responsável pela gestão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, ainda conhecida regionalmente por muitos por “Instituto do Pinho” , pois foi criada em 1945 e administrada até 1975 pelo antigo INP  (Instituto Nacional do Pinho, pinho=araucária). Depois do INP, administraram a FLONA SFP os Institutos IBDF e IBAMA.

Encontro das UCs Federais do RS e a Coordenação Regional 9, sediado na FLONA SFP, agosto/2010.




VISITE O SITE OFICIAL
Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.
 
Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br