Informações Gerais Sobre Visitação e Hospedagem na Floresta Nacional de São Francisco de Paula
 

   A Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS (FLONA SFP RS) é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável que tem, entre vários objetivos, o de promover e/ou apoiar o Uso Público e a Educação Ambiental, além da pesquisa na UC. Assim, temos trilhas demarcadas para visitação, museu, auditório e hospedarias. As visitas (com ou sem hospedagem) devem ser agendadas com antecedência via telefone ou e-mail.

 
Visitas de Grupo - Enviar Ofício Solicitando Visitação ( Com ou sem hospedagem )

   Ofício timbrado da Instituição ou agência de viagens, com dados (endereço, e-mail e telefone) assinado pelo responsável, solicitando a visitação e informando:

  • Visitação, com ou sem Hospedagem
  • Objetivo da visitação
  • Número de pessoas
  • Responsável pelo grupo,
  • Acompanhamento de monitor da FLONA (sem custo extra) se houver interesse do grupo e disponibilidade de pessoal (de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h).
  • Data e horário previsto de chegada e saída, importante para ter acesso ao portão, que fica trancado nos finais de semana e depois das 17 horas. Atenção: nesses casos, o portão estará aberto somente no horário informado no oficio.

Observação importante: Só será confirmado o agendamento após recebimento do oficio assinado pelo responsável do grupo (fax, documento escaneado e enviado por e-mail ou caixa postal).

 
Avisos Gerais
  • Trazer alimentos, “não tem restaurante, lanchonete”, (supermercado só na cidade, que fica há 30 km de distância)
  • Trazer calçados apropriados (chuva, lama, riachos, aranhas e cobras);
  • Trazer repelente, remédio para alérgicos, conforme orientação médica para cada pessoa;
  • Trazer recipiente para água – uso nas caminhadas;
  • Levar o lixo reciclável de volta para sua cidade de origem, destinando-o corretamente, pois São Francisco de Paula não tem coleta seletiva. Afinal, será mais fácil levar a embalagem vazia de volta do que foi trazê-la cheia (plásticos, vidros, latinhas, embalagens tetra pak e pet, embalagens de xampus, etc...);
  • Não é permitido coleta de material biológico sem autorização específica para tal – pequenas amostras de flora (parte da planta), invertebrados, fezes de animais silvestres para aulas práticas podem ser autorizadas mediante solicitação no ofício;
  • Não é permitido a entrada e permanência de animais de estimação ( cães, gatos,...);
  • O sinal de celular na FLONA é precário, não há aparelho de telefone público.
  • Regras de Conduta Consciente de Mínimo Impacto: resumidas em oito princípios, estão sendo adotadas pelas pessoas no mundo inteiro. Seguindo e difundindo estas regras, você estará ajudando a garantir que o lugar que está desfrutando hoje permanecerá sempre na melhor das condições, para você e para os outros visitantes. Saiba mais sobre a campanha ;
  • Planejamento é fundamental: este é o primeiro dos oitos itens da Conduta Consciente citada anteriormente, planeje também seu cronograma de atividades na FLONA SFP, lembrando de:

- xx horas - tempo de deslocamento de sua cidade até São Francisco de Paula, ou Tainhas,
- 50 minutos - tempo aproximado de deslocamento de São Francisco de Paula até a sede da FLONA SFP ou de Tainhas até a sede da FLONA SFP,
- marcar horário aproximado de acesso a FLONA SFP (portão)
-20 minutos - tempo aproximado para procedimentos de visitação: preenchimento do termo de compromisso, assinatura do livro e apresentação dos regulamentos e restrições ao grupo, acomodação dos que irão hospedar-se. - 40 minutos - tempo aproximado para apresentação da FLONA SFP em PowerPoint (opcional, a combinar).
- 2 horas e 30 minutos - tempo para percorrer uma trilha. São duas trilhas principais a escolher, cada uma com deslocamento de ida e volta de aproximado de 2 horas e 30 min.,
- xx hora(s) - tempo para outras atividades opcionais: visita ao bosque das curicacas, araucárias centenárias, museu, etc.
-xx hora(s)- tempo para alimentação e atividades didáticas ou recreativas da instituição responsável pelo grupo. 

  • Como qualquer área natural, existem riscos aos quais todos devem ficar atentos. Solo e pedras escorregadias, animais venenosos (aranhas, lagartas, serpentes), afogamento, entre outros.  Os visitantes são responsáveis pela própria segurança, devendo observar e respeitar os avisos, orientações e normas da UC. Não é permitido nadar nos açudes e lagos da UC, e o responsável pelo grupo deverá assinar termo de compromisso e responsabilidade ao ingressar na FLONA SFP RS.;
  • O consumo de bebidas alcoólicas não é proibido, mas se ocorrer,  deve ser feito de forma moderada e discreta, ou seja, sem incomodar os demais visitantes e moradores;
  • É proibido fumar dentro dos imóveis da FLONA;
 
Avisos para Pesquisadores e Professores Universitários

  O Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) é um sistema automatizado, interativo e simplificado de atendimento à distância e de informação. Por meio do preenchimento e envio de formulários eletrônicos pela Internet, pesquisadores poderão solicitar ao ICMBIO autorizações para atividades com finalidade científica ou didática (no âmbito do ensino superior), acesse: http://www4.icmbio.gov.br/sisbio/

  O pesquisador, após autorizado via SISBIO, deverá marcar suas expedições, com ou sem hospedagem, via e-mail ou telefone. Não necessitando ofício ou pagamento de ingresso.

 
Aviso para Hospedagem
  • Trazer roupa de cama e banho, travesseiro, cobertas extras;
  • Trazer material de higiene pessoal;
  • Trazer alimentos, não tem restaurante ou lanchonete na UC.
  • Empréstimo de cobertores: o vigilante é responsável pela entrega do material (cobertores, travesseiros e acolchoados), após preenchimento do termo de responsabilidade, o hospede tem o dever de devolver para o vigilante após uso, para conferência da entrega do material.
  •  Incluído na TAXA de hospedagem: casa mobiliada com geladeira, fogão e utensílios de cozinha, água, energia elétrica, chuveiro elétrico e lenha.
  • Voltagem: 220 Volts
  • Faça silêncio a partir das 22 horas, respeitando os demais hóspedes e moradores da FLONA. Lembre-se de que você está em uma Unidade de Conservação e de que o barulho poderá estar afetando também a fauna. Jamais utilize aparelhos sonoros em volume alto a ponto de incomodar outras pessoas fora do imóvel que estiver ocupando.

A FLONA SFP tem quatro casas mobiliadas e uma hospedaria, totalizando 50 leitos.

 
Procedimentos de Chegada ( com a administração ou com o vigilante, se a chegada ocorrer à noite ou domingo )

- Preencher e assinar o Termo de Compromisso.
- Assinar livro de visitação, com o nome e cidade da Instituição, data e nome (ou assinatura) de todos integrantes do grupo.

 
 
Contatos e Endereços

Amanda Herbst Schmitt Koch. Encarregada da Recepção / Tecnóloga em Gestão Ambiental

 

Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS
Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.

Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br

Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.
 
Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br
Which is positioned in the inner replica watches of the dial. They serve no purpose because the elapsed minutes hand does glow in the dark. If the elapsed replica watches uk hand is stopped directly above one of these slits, it covers the slit itself. In the hardest to read position, the elapsed minutes cannot be read until you peer through a rolex replica sale loupe and find the tiny outermost end of a mostly obscured index mark beneath the elapsed minutes hand. But this would be a very rare occurrence. Variously shaped teeth ensure that the hands for both the elapsed seconds and minutes turn ceaselessly. In addition to these hands and their designated wheels, two heart cams also turn: they serve to return the replica watches sale central hands to the zero position. You can use this crown to manually wind the rolex submariner replica easily.