10 /Novembro /2016
Na última reunião do ano retomou-se o tema da situação do ICMBIO  frente aos cortes de orçamento, com os cortes dos serviços terceirizados nas unidades de conservação em todo país. Como encaminhamento o conselho redigiu um documento a ser incluído junto aos pleitos da UC. Tivemos a apresentação “Mamíferos de médio e grande porte na FLONA SFP”, da pesquisadora Rosane Marques, Bióloga, com doutorado em Biologia Animal pela UFRGS. Rosane trabalha com armadilhas fotográficas na FLONA desde 1999.Finalizando, foi acordado o calendário das três reuniões de 2017.
 
11 /Agosto /2016

Nesta data tivemos a presença da Brigada Militar de São Francisco de Paula e de Canela (Batalhão Ambiental) atendendo convite para debate e esclarecimentos dos temas caça predatória e segurança no Distrito Rincão dos Kroeff. Os servidores da FLONA PASSO FUNDO atualizaram a situação de demarcação de Terra Indígena naquela UC. Também foi pauta a apicultura e a meliponicultura,  e a situação atual da FLONA SFP e do ICMBIO, referente a cortes no orçamento, com possíveis encaminhamentos via Conselho.

 
14 /Abril/2016
Conforme Plano de Ação definido pelos Conselheiros na reunião anterior, a pauta desta reunião foi a ARAUCÁRIA. Desta forma foi organizado um painel, com apresentação de convidados e conselheiros, e posterior debate. Apesar da amplitude do tema: "ARAUCÁRIA – MANEJO SUSTENTÁVEL, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS", os painelistas puderam discorrer sobre conservação, legislação, DOF-documento de origem florestal, licenciamento municipal, valorização da araucária pelo manejo e outros aspectos. Vários questionamentos e sugestões, entre elas a formação de um Grupo de Trabalho do Conselho para continuar tratando o tema. Finalizado a reunião com os informes e esclarecimentos sobre a situação da gestão da UC frente aos frequentes cortes orçamentários.
05 /Novembro/2015
Encerrando o ano, foi feita uma dinâmica com os conselheiros para entendimento e definição do Plano de Ação do Conselho para 2016 e estabelecido o calendário de reuniões. Tivemos também as seguintes apresentações que subsidiaram vários debates : Andressa Müller apresenta as linhas de pesquisa em Qualidade Ambiental da FEEVALE e o seu trabalho "Fenologia de comunidades de samambaias em floresta de araucária". Damiane Boziki apresenta o "Diagnóstico do javali europeu (Sus scrofa) na Floresta Nacional de São Francisco de Paula e Zona de Amortecimento". Ewerton Ferraz e Antonio Cesar Caetano apresentam Relato de Invasão Indígena na FLONA CANELA.
16 /Abril/2015
Como abril é mês de pinhão, nada melhor do que discutir este importante recurso natural da região, após a apresentação de Glauco Schüssler, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina : "Conservação pelo Uso da Araucaria angustifolia (Bertol.)Kuntze:análise da produção de pinhões e seus efeitos ecológicos". A Conselheira Lourdes Terezinha Tomazi apresentou a Instituição que representa: ASIBAMA. Também foi apresentado e discutido o Desempenho da FLONA SFP em 2014 através de indicadores e metas do SIGE – Sistema de Gestão Estratégica, e introduzido o tema da Instrução Normativa ICMBIO 09/2014, que disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para formação, implementação e modificação na composição de Conselhos.
20 /Novembro/2014
Nesta reunião a chefe da UC apresentou os resultados do "PROJETO JAVALI FLONA SFP", o Conselheiro Jorge Farias apresentou "Trabalhos realizados e perspectivas entre a FLONA e a UFSM", pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Gestora Ambiental Michele Knob Koch/UERGS apresentou " Frutíferas nativas: espécies com potencial de aproveitamento no entorno da Floresta Nacional de São Francisco de Paula". Além dos assuntos gerais, foi acordado o Calendário de reuniões 2015 .
21/Agosto/2014
Nesta data, além da pauta proposta, tivemos a apresentação do Sindicato Rural de São Francisco de Paula pela Presidente Margarete Medeiros Marques, e apresentação sobre Licenciamento da queima controlada em São Francisco de Paula/RS, com os representantes professores da UERGS, Rodrigo Cambará Printes e Clódis Oliveira Andrades Filho, e os representantes da SEMPA, Lúcia M. Lanzer e Rodrigo Zulian.
 
10/ABRIL/2014
Apresentação da Entidade ASSECAN, pelo conselheiro Marcus Graff. Homenagem ao Colega recentemente aposentado, Eng. Florestal Artur José Soligo, após 34 anos de trabalho na FLONA SFP. Palestra AGAJA – Associação Gaúcha de Controle do Javali Asselvajado – Presidente Cassiano Welter Bocchese. Dinâmica de trabalho em grupos para tratar de planejamento e encaminhamentos para o controle do Javali na FLONA e Zona de Amortecimento.
 

O novo Conselho Consultivo da Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS

No dia 09 de junho de 2011, na sede da Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA SFP) foi realizada a Assembléia de renovação do Conselho Consultivo. O Conselho da UC havia sido instituído formalmente em 2004, após mais de ano de mobilizações.
O Processo de renovação do Conselho iniciou em dezembro com a definição das regras, estabelecimento do cronograma de renovação, e criação um grupo de trabalho específico para conduzir o processo. Esse grupo era formado por representantes da FLONA-SFP, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sindicato Rural de São Francisco de Paula.
Durante o processo de renovação do Conselho foi sugerida a criação de mais duas categorias de representação: uma categoria de unidade de conservação pública e uma categoria para representação dos trabalhadores rurais de São Francisco de Paula. O Conselho da FLONA, então, passou a ter 16 categorias, com 29 vagas.
Os novos participantes na composição do Conselho para 2011 – 2013 serão nove instituições/entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade FEEVALE, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Francisco Lisboa, A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, a Fundação Projeto Terra, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR), a Cooperativa dos Agricultores Familiares de São Francisco de Paula (COOPAF-Serrana), a Floresta Nacional de Canela (FLONA Canela) e a Estação Ecológica Estadual de Aratinga.
Entre os assuntos a serem discutidos pelo novo Conselho estão a atualização do regimento interno, a revisão do Plano de Manejo e a definição da Zona de Amortecimento.
Destaca-se no Conselho da FLONA, a participação de seis universidades e quatro escolas do município de São Francisco de Paula.
 
 
 
Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.
 
Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br