10 /Novembro /2016
Na última reunião do ano retomou-se o tema da situação do ICMBIO  frente aos cortes de orçamento, com os cortes dos serviços terceirizados nas unidades de conservação em todo país. Como encaminhamento o conselho redigiu um documento a ser incluído junto aos pleitos da UC. Tivemos a apresentação “Mamíferos de médio e grande porte na FLONA SFP”, da pesquisadora Rosane Marques, Bióloga, com doutorado em Biologia Animal pela UFRGS. Rosane trabalha com armadilhas fotográficas na FLONA desde 1999.Finalizando, foi acordado o calendário das três reuniões de 2017.
 
11 /Agosto /2016

Nesta data tivemos a presença da Brigada Militar de São Francisco de Paula e de Canela (Batalhão Ambiental) atendendo convite para debate e esclarecimentos dos temas caça predatória e segurança no Distrito Rincão dos Kroeff. Os servidores da FLONA PASSO FUNDO atualizaram a situação de demarcação de Terra Indígena naquela UC. Também foi pauta a apicultura e a meliponicultura,  e a situação atual da FLONA SFP e do ICMBIO, referente a cortes no orçamento, com possíveis encaminhamentos via Conselho.

 
14 /Abril/2016
Conforme Plano de Ação definido pelos Conselheiros na reunião anterior, a pauta desta reunião foi a ARAUCÁRIA. Desta forma foi organizado um painel, com apresentação de convidados e conselheiros, e posterior debate. Apesar da amplitude do tema: "ARAUCÁRIA – MANEJO SUSTENTÁVEL, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS", os painelistas puderam discorrer sobre conservação, legislação, DOF-documento de origem florestal, licenciamento municipal, valorização da araucária pelo manejo e outros aspectos. Vários questionamentos e sugestões, entre elas a formação de um Grupo de Trabalho do Conselho para continuar tratando o tema. Finalizado a reunião com os informes e esclarecimentos sobre a situação da gestão da UC frente aos frequentes cortes orçamentários.
05 /Novembro/2015
Encerrando o ano, foi feita uma dinâmica com os conselheiros para entendimento e definição do Plano de Ação do Conselho para 2016 e estabelecido o calendário de reuniões. Tivemos também as seguintes apresentações que subsidiaram vários debates : Andressa Müller apresenta as linhas de pesquisa em Qualidade Ambiental da FEEVALE e o seu trabalho "Fenologia de comunidades de samambaias em floresta de araucária". Damiane Boziki apresenta o "Diagnóstico do javali europeu (Sus scrofa) na Floresta Nacional de São Francisco de Paula e Zona de Amortecimento". Ewerton Ferraz e Antonio Cesar Caetano apresentam Relato de Invasão Indígena na FLONA CANELA.
16 /Abril/2015
Como abril é mês de pinhão, nada melhor do que discutir este importante recurso natural da região, após a apresentação de Glauco Schüssler, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina : "Conservação pelo Uso da Araucaria angustifolia (Bertol.)Kuntze:análise da produção de pinhões e seus efeitos ecológicos". A Conselheira Lourdes Terezinha Tomazi apresentou a Instituição que representa: ASIBAMA. Também foi apresentado e discutido o Desempenho da FLONA SFP em 2014 através de indicadores e metas do SIGE – Sistema de Gestão Estratégica, e introduzido o tema da Instrução Normativa ICMBIO 09/2014, que disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para formação, implementação e modificação na composição de Conselhos.
20 /Novembro/2014
Nesta reunião a chefe da UC apresentou os resultados do "PROJETO JAVALI FLONA SFP", o Conselheiro Jorge Farias apresentou "Trabalhos realizados e perspectivas entre a FLONA e a UFSM", pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Gestora Ambiental Michele Knob Koch/UERGS apresentou " Frutíferas nativas: espécies com potencial de aproveitamento no entorno da Floresta Nacional de São Francisco de Paula". Além dos assuntos gerais, foi acordado o Calendário de reuniões 2015 .
21/Agosto/2014
Nesta data, além da pauta proposta, tivemos a apresentação do Sindicato Rural de São Francisco de Paula pela Presidente Margarete Medeiros Marques, e apresentação sobre Licenciamento da queima controlada em São Francisco de Paula/RS, com os representantes professores da UERGS, Rodrigo Cambará Printes e Clódis Oliveira Andrades Filho, e os representantes da SEMPA, Lúcia M. Lanzer e Rodrigo Zulian.
 
10/ABRIL/2014
Apresentação da Entidade ASSECAN, pelo conselheiro Marcus Graff. Homenagem ao Colega recentemente aposentado, Eng. Florestal Artur José Soligo, após 34 anos de trabalho na FLONA SFP. Palestra AGAJA – Associação Gaúcha de Controle do Javali Asselvajado – Presidente Cassiano Welter Bocchese. Dinâmica de trabalho em grupos para tratar de planejamento e encaminhamentos para o controle do Javali na FLONA e Zona de Amortecimento.
 

O novo Conselho Consultivo da Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS

No dia 09 de junho de 2011, na sede da Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA SFP) foi realizada a Assembléia de renovação do Conselho Consultivo. O Conselho da UC havia sido instituído formalmente em 2004, após mais de ano de mobilizações.
O Processo de renovação do Conselho iniciou em dezembro com a definição das regras, estabelecimento do cronograma de renovação, e criação um grupo de trabalho específico para conduzir o processo. Esse grupo era formado por representantes da FLONA-SFP, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sindicato Rural de São Francisco de Paula.
Durante o processo de renovação do Conselho foi sugerida a criação de mais duas categorias de representação: uma categoria de unidade de conservação pública e uma categoria para representação dos trabalhadores rurais de São Francisco de Paula. O Conselho da FLONA, então, passou a ter 16 categorias, com 29 vagas.
Os novos participantes na composição do Conselho para 2011 – 2013 serão nove instituições/entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade FEEVALE, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Francisco Lisboa, A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, a Fundação Projeto Terra, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR), a Cooperativa dos Agricultores Familiares de São Francisco de Paula (COOPAF-Serrana), a Floresta Nacional de Canela (FLONA Canela) e a Estação Ecológica Estadual de Aratinga.
Entre os assuntos a serem discutidos pelo novo Conselho estão a atualização do regimento interno, a revisão do Plano de Manejo e a definição da Zona de Amortecimento.
Destaca-se no Conselho da FLONA, a participação de seis universidades e quatro escolas do município de São Francisco de Paula.
 
 
 
Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável
Caixa postal 79 CEP 95.400-000 São Francisco de Paula / RS.
 
Email: flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br
You will learn about the specifics of Grand Seiko movements, from their 9F quartz calibers via their rolex replica sale mechanical calibers to the innovative 9R Spring Drive calibers. How they accomplish the beautiful and unique finishing on their cases, hands and indexes. City tour, visit to the Asakusa temple, visit to the replica rolex uk second highest building in the world and a welcome dinner. A visit of the Shizuku Ishi replica watches in Morioka, where the Grand Seiko mechanical calibers are being developed and produced. You will also participate in the assembly of a Grand Seiko movement. Afterwards, a trip to breitling replica to join the farewell dinner. According to the company, this hairspring is highly resistant to shocks, rolex replica sale fields and temperature variations, which ensures greater stability in timekeeping precision.